Rasecenemys

Blog Rasecenemys 2 WordPress.com

Facebook viciante


Um grupo de investigação da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, afirma ter descoberto a razão pela qual o Facebook é viciante: “Faz-nos sentir bem”, explicou Allison Eden, professora do departamento de Comunicação da universidade.

Uma breve exposição à rede social é suficiente para que seja, automaticamente, accionada uma sensação de prazer, que se traduz num desejo de voltar a visitar o Facebook. A combinação dos dois factores, desejo e prazer, “prende” os utilizadores às redes sociais.

Quando os utilizadores decidem abandonar a rede social criada por Mark Zuckerberg, a sensação de prazer perde-se, traduzindo-se num sentimento de culpa que leva a uma nova visita.

Dicas para largar o vício

Se você acredita que se encaixa no perfil de “viciado no Facebook” ou até mesmo em outra rede social, a psicóloga recomenda cinco dicas para tentar largá-lo (caso você queira) e, pouco a pouco, começar a usar o recurso de forma mais moderada. São elas:

1) Tente estabelecer metas ou horários para usar o Facebook. Coloque como limite acessar a rede somente após terminar um tarefa ou nos minutos restantes do horário de almoço, por exemplo.
2) Quando sair em grupo, como em um bar, adote jogos como a famosa “torre” de smartphones. Os aparelhos ficam empilhados em um canto da mesa e quem pegar primeiro terá que pagar a conta.
3) Escolha um dia da semana para não entrar no Facebook. Neste dia, tente se concentrar em hobbys, atividades extras ou até mesmo pendências.
4) Procure trocar uma mensagem no Facebook ou um “parabéns” por uma ligação ou visita presencial.
5) Desabilite os alertas de notificações no celular e(ou) tablet para não ser instigado a olhar seu perfil. O modo avião ou “não perturbe” também ajudam.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: